VIDRO COM ISOLAMENTO TÉRMICO

VIDRO COM ISOLAMENTO TÉRMICO

Vidro com isolamento térmico, conserva o calor no ambiente interno da casa perante o clima de inverno. Desta forma, ele isola o frio exterior permitindo entrar os raios solares.
Já, no clima do verão este mesmo vidro oferece um tipo de controle solar, deixando passar a luz do sol e ao mesmo tempo reduzir a entrada de calor. Este vidro duplo proporciona dois tipos de benefícios primordiais para uma vida agradável em todas as estações, climas do ano que são: o conforto térmico o inverno e verão.

VIDRO COM ISOLAMENTO TÉRMICO E SEUS BENEFÍCIOS

O vidro com isolamento térmico pode garantir o conforto de sua casa e oferece todos estes benefícios:
Para conseguir uma maior luminosidade no ambiente de sua casa, pode-se aumentar a superfície das janelas. No inverno e no verão pode-se utilizar o máximo de toda área da casa, melhorando de forma significativa o conforto de sua residência.
A casa não terá um calor intenso no verão nem paredes frias em pleno inverno. Ajuda na proteção do ambiente e reduz custo com aquecimento quando estiver fazendo frio.
São diminuídos os custos do funcionamento de uma eventual climatização no clima quente. Os vidros de isolamento térmico são reforçados em relação ao controle solar, eles se combinam entre outras funções deste vidro: proteção de pessoas e de bens, isolamento acústico, auto limpeza, decoração.

VIDRO E A TRANSMISSÃO DE CALOR

É importante saber que o calor através do vidro é transmitido de duas formas:

POR CONDUÇÃO

Através da condução de massa de vidro o aquecimento do lado externo é transferido para a face interna. A medida desta transmissão é através do valor U do vidro.
Quanto maior for a capacidade do vidro em retardar o fluxo de calor menor o valor U entre a face mais aquecida e a menos aquecida. O vidro duplo instalado oferece ótima performance na redução do valor U.
Um bom isolamento térmico se da á condução mínima aos efeitos de condensação de umidade e elimina o conceito de parede quente muito presente em aplicações com vidros monolíticos. (*) Valor U: Coeficiente Global de Transferência de Calor.

VIDROS MONOLÍTICOS OU SIMPLES:

A variação da espessura do vidro entre 3 e 19 milímetros o valor U varia entre 5,8 a 5,2 W/m2 x ºC é o que nos leva a informar que a variação de espessura pouco influi na redução da transmissão térmica de um vidro monolítico incolor.

VIDRO INSULADO (DUPLO):

Os vidros insulados são o melhor recurso para a redução de transmissividade térmica em soluções envidraçadas. Este vidro é formado por pelo menos duas chapas de vidro separas entre si por um espaço que pode ser preenchido por vários gases, esses tipos de soluções possibilitam reduzir pela metade a transmissividade térmica de uma solução com vidros monolíticos chegando a valores U de 3,0 W/m≤ ºC.

VIDRO INSULADO COM BAIXA EMISSIVIDADE (LOW-E):

Utilizando-se um vidro de baixa emissividade em uma composição insulada (low-e) os valores U chegam à casa de 1,8 W/m≤ ºC. Valores extremamente consideráveis para o material vidro.

PELA RADIAÇÃO

O vidro transparente permite a transmissão de raios solares que aquecem o ambiente, da qual é medida através do fator solar do vidro. Para poder conseguir a entrada de luz, o vidro é o material ideal, porém é necessária uma especificação correta para que o mesmo se torne uma barreira eficaz que bloqueie a energia solar , sendo assim, um bom isolante térmico.
Quando a radiação solar incide sobre um vidro, uma parte da mesma é refletida para o exterior, outra parte passa diretamente para o interior e o restante é absorvida na massa do vidro da qual, em média, dois terços são irradiados para o exterior e o terço restante é irradiado para o interior. Este tipo de transmissão de calor varia com a espessura, cor e metalização do vidro.