PISO DE VIDRO

PISO DE VIDRO

Piso de vidro com tecnologia e segurança oferece uma fonte natural de luz durante o dia, ele permite que a luz passe de forma que reduza a necessidade de iluminação artificial. Pode ser utilizado como painel de piso ou mesmo como piso de vidro para escadas e até mesmo para oferecer proteção contra incêndio. Neste caso, o vidro laminado é sempre aplicado seguindo as normas técnicas.

APLICAÇÃO DO PISO DE VIDRO

Aplicação de um piso de vidro permite entrada de luz e reduz a necessidade de iluminação artificial. O ambiente interno de uma obra pode se transformar com a entrada de luz natural.
O nicho deste mercado pouco divulgado e explorado passou a se desenvolver e ser mais praticado com o surgimento de novas aplicações e o uso do vidro para piso. Atualmente, o vidro tem como uma de suas maiores qualidades, elevada resistência mecânica a compressão superior do concreto graças á diversidade de materiais existentes, novos métodos, recursos e tecnologias.

Todo vidro utilizado para aplicação em piso, precisa ser de segurança e laminado de acordo com as normas internacionais. Com a correta aplicação e especificação deste material, o projeto e seus usuários podem desfrutar das diversas vantagens que um vidro pode oferecer como: beleza, leveza, variedade, resistência e transparência.
Característica principal, até transparência pode ser alterada com aplicação de esmaltes cerâmicos (vidros serigrafados) ou resinas e pvb’s (vidros laminados coloridos e opacos).

QUAL SEU TIPO DE PISO?

Piso elevado, mezanino, degraus e patamares? As aplicações variam, sendo a peça de vidro apoiada nos 4 lados (todo perímetro), 3 lados, 2 lados ou em pequenos pontos fixos.
Os fatores que influenciam na espessura do vidro são a dimensão, quantidade de apoios e sua utilização. Recomendamos a utilização de vidro laminado e temperado, para se aumentar o nível de segurança e/ou o dimensionamento do vidro.

PRODUTOS UTILIZADOS PARA PISO DE VIDRO

Para estes pisos, deve ser utilizado sempre o vidro laminado, variando a espessura a ser especificada de acordo com os esforços exigidos em cada aplicação.

VIDRO LAMINADO E PVB

O laminado é composto por duas ou mais chapas de vidro intercaladas por uma ou mais películas de um material plástico denominado PVB (polivinil butiral) unidas sob pressão e calor. É um tipo de vidro que quando é quebrado, ele não estilhaça, mantendo o vão fechado porque os fragmentos ficam presos ao PVB e isso faz com que ofereça muito mais segurança e com que se evite potenciais ferimentos e também a reposição do vidro pode ser programada.
Pode resistir a diferentes níveis de impacto e ataques por vandalismo ou projéteis de armas de fogo conforme a necessidade de proteção (segurança de pessoas e/ou de bens patrimoniais).

VIDROS LAMINADOS

Vidro laminado simples: duas chapas de vidro intercaladas por uma ou mais películas de PVB. Pode ser plano ou curvo;
Vidro laminado múltiplo: três ou mais chapas de vidro intercaladas por duas ou mais películas de PVB.
Deve-se tomar cuidado com a finalização da superfície para evitar que a mesma torne-se escorregadia apresentando risco aos usuários.